A escolha dos tecidos e estampas é um fator muito importante na decoração de qualquer ambiente. Seguem abaixo algumas dicas para não errar na escolha.
Escolha o Ambiente
Defina qual o uso do ambiente, pois uma sala muito frequentada, como uma recepção, por exemplo, exige que os tecidos sejam mais resistentes.
Por outro lado uma sala residencial, pouco utilizada, pode fazer uso de tecidos mais delicados.
Tecidos e Estampas do Sofá
O sofá, por exemplo, pede uma cor mais neutra, pois se tratando de uma peça grande, a sua substituição torna-se cara. Podemos apostar em estampas nas cadeiras e poltronas menores, mais fáceis de mudar.
Sendo assim, podemos optar por colocar cores e estampas nas almofadas, cortinas e outros detalhes que tenham sua substituição mais simples.
Fica bem mais fácil de renovar o espaço.
Tecidos nas Janelas
Nas janelas escolha tecidos leves , pois tem bom caimento e filtram a luz. Essa dica vale para janelas com persianas externas.
No caso de janelas de dormitórios que não tenham persiana externa (é o caso de muitos modelos de janelas de metal e pvc), ou salas de TV com forte incidência solar, é melhor optar pelo modelo blackout, que impede a luz de entrar.
Tecidos com Estampas
Na hora de escolher as estampas, é melhor poder visualizar em peças maiores ou no próprio rolo. Quando elas são muito grandes, é difícil de visualizar em uma amostra pequena, pois não conseguimos ver toda a composição.
Essa dica serve também para outras texturas, de pisos à MDF.
A mistura de estampas não é tão simples de fazer. Uma dica é escolher uma cor que apareça em todas as estampas e que componha com as cores já existentes no ambiente.
Na imagem acima, a estampa de mapa foi quem ditou a regra. Todas as outras acompanham cores que aparecem no mapa e que compõem entre si.