O papel de parede é prático, fácil de limpar e dispõe de centenas de estampas.  Em pouco tempo ele pode ser instalado e o ambiente fica com uma cara nova com pouquíssima sujeira. Pode ser usado em qualquer ambiente da casa, apenas deve-se levar em consideração o uso do local para a compra do papel correto.

Papel de Parede Geométrico

Papel de Parede Geométrico

Como escolher o papel de parede?

Existem no mercado esses principais tipos:

Vinilizados: São papéis simples, compostos unicamente de papel, estampado ou liso. São delamináveis (removidos com facilidade). Ao ser retirado deixa uma película na parede, que pode ser removida facilmente com escova e água. Possuem média resistência a luz. Deve ser limpo apenas com pano seco.

Vinílicos: São formados por várias camadas de papel como base e uma camada de PVC. Recebe em sua superfície uma cada de vinil. Se forem corretamente aplicados, possuem uma durabilidade longa. São delamináveis ( removidos com facilidade). Possuem boa resistência a luz, atrito e abrasão. A limpeza pode ser feita com pano úmido.

Têxteis, ou TNT (tecido-não-tecido): são papéis em que há uma ligação de fibras sobre o papel substrato. Existem variações como pequenas peças de fios, feltro, juta, fibras sintéticas ou naturais e toda a espécie de material utilizado em adornos dentro do papel têxtil. Se forem corretamente aplicados, possuem uma durabilidade longa. São delamináveis (removidos com facilidade). Possuem alta resistência a luz, atrito e abrasão. Pode ser limpo com pano seco.

Desenhos e Texturas

São diversos, dentro de categorias como liso, arabesco, natureza, listrado (que pode ser aplicado tanto na horizontal quanto na vertical, dependendo do efeito visual desejado), geométrico, abstrato, entre outros tantos temas possíveis. Na hora da compra, verifique se os rolos pertencem ao mesmo lote, pois em lotes diferentes pode haver diferença de cores caso você precise de mais material.

fonte

Como calcular a quantidade?

Meça o pé direito (altura entre o piso e o teto), descontando sanca e rodapé, e divida então o comprimento do rolo por essa medida . Os rolos costumam ter medidas de 10 metros de comprimento x 0,50 metros de largura. Levando em conta o pé-direito padrão de 2,60 m, mais 20 cm de perda (verificar a perda conforme a estampa, pois estampas maiores costumam gerar perda maior), cada rolo cobre 1,50 m de largura. Sempre é bom ter um rolo extra, pois se precisar de alguma manutenção, pode ser bem complicado de encontrar.

Como colar?

Há novos produtos, substituindo as colas brancas, com bactericidas e fungicidas, específicas para cada tipo de papel.

Os vinilizados e TNT pedem cola em pó ou em gel à base d`água. Para retirar o papel, basta umedece-lo com uma esponja até que a goma amoleça e puxar da parede.

Mais espesso e pesado, o papel vinílico exige cola também vinílica em gel. Na hora da remoção, é preciso destacar a camada plástica antes de umedecer o papel.

Existem hoje no mercado várias opções que já vem com o adesivo pronto, é só remover a película protetora e colar (semelhante ao papel contact).

Existem dezenas de vídeos na internet mostrando o passo a passo da aplicação, alguns são dos próprios fabricantes. Se você possui alguma aptidão com trabalhos manuais (as capas de seus cadernos na infância eram sempre personalizados com papel contact?), vale a pena tentar instalar… comece testando um papel em uma parede pequena caso não queira arriscar.

Acerte na escolha

Como são muitos os padrões existentes, a tarefa de escolher o padrão não é fácil. Mas existem algumas técnicas que podem ajudar.

  • Primeiramente pense no seu estilo, no que você gosta, na cara que você quer dar ao seu ambiente. Tendo isso em mente, concentre-se nas padronagens que se encaixem nesse estilo.
Papel de Parede Romântico

Papel de Parede Romântico

  • Não esqueça que você já tem alguns elementos em casa, com os quais o papel de parede deverá casar. Por exemplo, a cor do sofá, do piso, paredes, estampas de almofadas e poltronas… O papel de parede não deve necessariamente seguir as mesmas cores, mas sim considerar que as novas cores devem harmonizar com o já existente. Podem ser usadas inclusive novas estampas, desde que elas conversem entre si. Um bom recurso é garantir que tenha uma cor aparecendo em todas elas. Na imagem abaixo podemos notar o rosa e marrom aparecendo em praticamente todas as estampas. Se quiser saber mais ,olhe esse texto anterior do blog que fala sobre como combinar tecidos e estampas.
Papel de Parede e Outras Estampas

Papel de Parede e Outras Estampas

  • Você pode usar o papel de parede em uma única parede ou setor, ou revestir várias paredes. Vai depender apenas do tipo e cor de papel, tamanho do ambiente e iluminação (natural e artificial), para que esse ambiente não fique saturado. Pode-se revestir até mesmo o teto com ele.
Papel de Parede Abstrato

Papel de Parede Abstrato

Manutenção

Seguir sempre as orientações do fabricante são fundamentais. Cuidar da umidade da parede antes de instalar o papel, pois ela é a principal vilã do papel de parede e cuidar também dos raios solares, que podem desbotar a cor do papel de parede.

Cuidados na compra do seu papel de parede

  • As coleções novas podem levar até 40 dias para chegar após a encomenda.Lojas especializadas trazem novidades dos maiores países produtores, como Itália e Estados Unidos.
  • Saldos de coleções oferecem bons valores, mas não deixe de adquirir rolos extras, pois os padrões podem sair de linha.
  • Ao comprar pela internet, verifique se existe a possibilidade de receber amostras. Elas podem levar até 30 dias, dependendo da modalidade de envio. As cores podem mudar muito de acordo com o monitor, portanto é uma boa saída para garantir a escolha da cor correta.