Quem gosta de cozinhar em casa sabe como é gostoso de ir até o quintal e buscar as ervas fresquinhas para fazer a refeição da família na sua horta caseira. Estão sempre frescas, seu cultivo pode gerar bons momentos familiares e com a grande vantagem de ser orgânico (livre de agrotóxicos). No mercado, os orgânicos tendem a ser razoavelmente mais caros que os produtos cultivados com o uso de agrotóxicos.
A falta de terreno não pode ser desculpa para não ter a sua própria horta, pois várias ervas podem ser cultivadas em vasos, o que pode render também alguns bons arranjos ornamentais.
Algumas dicas de como cultivar sua horta caseira:
- Para diminuir o número de pragas, não devemos esquecer que a maioria das plantas precisa de cerca de 4 horas diárias de sol. É bom cuidar que um vaso não cubra a incidência de sol do outro. Portanto eles devem ser posicionados em alturas diferentes.
- O tipo de vaso deve ser estudado conforme a planta que será colocada nele.
- Os vasos podem ficar no chão, mas se você tem animais de estimação a melhor opção é coloca-los sobre um apoio.
- Deixando os vasos mais altos, a colheita também é facilitada, pois ficará em uma posição mais confortável para uso.
- Antes de regar, coloque o dedo na terra para verificar se ela está seca mesmo. O excesso de agua aumenta os riscos de fungos e doenças, que prejudicam as raízes.
- A cada três meses, coloque adubo em cada planta e mexa a terra com cuidado para não prejudicar as raízes. Lembre que uma horta em vaso dura de seis meses até um ano quando o ciclo da planta chega ao fim, após isso o ideal é trocá-la por outra. Se antes havia hortelã, agora planta cebolinha, por exemplo. Essa prática confunde as pragas.
- Forre o fundo do recipiente com cacos de cerâmica ou argila expandida. Por cima, coloque a manta de drenagem ou uma camada de areia grossa, que facilitam o escoamento da água. Cubra com terra adubada. Deposite a muda. Por fim, para manter o solo úmido, forre com casca de pínus ou folhas secas.
Algumas plantas que podem ser cultivadas facilmente na sua horta caseira:
- Alecrim: assim como o manjericão e a pimenta, ele forma uma touceira e pede vasos redondos e fundos, entre 30 e 40cm de profundidade.
- Orégano: a raiz pouco profunda o libera para ser plantado em vasos e jardineiras menores. Faz um bom casamento com tomilho e alecrim.
- Hortelã: deve ser plantada sempre sozinha, pois suas raízes são agressivas. Ou matam as plantas próximas ou sofrem por falta de espaço.
- Tomilho: é ótima companhia para o louro. Você pode plantar o louro no centro do vaso e o tomilho como forração. Podem ser plantados em vasos pequenos.
- Manjerona: tempero rasteiro, vai bem às jardineiras de 15 a 20cm de profundidade. Por serem resistentes, estão entre os mais fáceis de cultivar.
- Alface: é muito fácil de cultivar e podemos misturar mais de um tipo no mesmo vaso.
- Espinafre: assim como a alface, é fácil de cultivar. Pode cortar apenas as folhas que a planta continuará crescendo.
- Vagem: também fácil de cultivar, mas vai precisar de uma treliça para poder subir.
Confira também:
Granito, Mármore, Silestone ou Corian?
Tecidos e estampas: Aprenda como utilizar na decoração de casa
13 de julho de 2017 at 08:43
Adorei as suas ideias e dicas! Sempre sonhei en ter uma horta, mas morando em um apartamento fica dificil. Olhando essas dicas agora vi que é possivel.